Ir direto para menu de acessibilidade.

Veja quem são os candidatos a representante docente do ICE no CONSUNI

• Acessos: 169

O Conselho Universitário é o órgão máximo, a principal instância deliberativa da Universidade Federal do Amazonas. Na atual escolha pelo nome que comporá o perfil docente, o Instituto de Ciências Exatas (ICE) detém três candidaturas. Em ordem alfabética, conheça-os e saiba mais sobre suas trajetórias e suas propostas:

Professora Karime Rita de Souza Bentes
Sou Karime Rita de Souza Bentes, nascida em Manaus, com a origem oriunda de uma mescla de Parintins (AM) e Cruzeiro do Sul (AC). Tenho 43 anos e aos 17 ingressei no curso de Química da UFAM (em 1995). Fiz doutorado na UNICAMP, época em que já tinha experiência no serviço público por trabalhar desde 1999, como técnica no INPA. Em 2006 ingressei na carreira de perita criminal, e até hoje mantenho relações com a Secretaria de Segurança, atuando na pesquisa, ensino e extensão na área forense. Recebi 5 premiações nacionais e internacionais por seus trabalhos desenvolvidos na área, sendo um deles na República Tcheca, em reconhecimento ao evento “Desvendando as Ciências Forenses”, promovido anualmente e que compõe a SECTICE. Sou membro homenageada da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses, professora Associada II na UFAM, onde ingressei em 2009. Já ocupei cargo de Direção na PROTEC E CCA e sou, atualmente, Chefe do Departamento de Química. Sou presidente da Comissão de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da UFAM e da CLBio-ICE e já trabalhei como professora também na SEMED, SEDUC, Colégio Dom Bosco, Uninorte, Unicel.

PAUTAS DEFENDIDAS:

1. Publicar relatórios contendo as principais decisões do Consuni
  2. Fazer reuniões com alunos, técnicos e professores trazendo pontos de pauta que serão votados e ouvindo os interesses da comunidade
  3. Trabalhar com seriedade, compromisso e competência

Professor Marcos Batista Machado
Eu me chamo Marcos Batista Machado e sou docente Associado II, lotado no Departamento de Química do ICE, e ao longo da minha trajetória acadêmica de pouco mais de onze anos, venho atuando ativamente no Ensino, na Extensão e na Pesquisa. Então, gostaria de apresentar a vocês o que me motivou a representar TODO ICE junto ao CONSUNI. Nosso instituto é ser voz de uma das maiores unidades acadêmicas com cerca de 170 docentes, cerca de 40 TAEs, 5 departamentos, 10 cursos de graduação, 5 programas de pós-graduação e mais de 2.000 discentes. Portanto, somos uma unidade acadêmica de destaque, não apenas pelo seu tamanho e histórico de quase meio século, mas por sermos capazes de desenvolver Ensino, Pesquisa Extensão. Logo, nós precisamos de um representante-docente junto ao CONSUNI (Conselho Universitário) que além de zelar pelo Estatuto e Regimento Interno da UFAM e defender a UFAM e o ICE, deve possuir experiência não apenas de Ensino (função nata), mas também nos campos da Pesquisa e da Extensão, além de vivência administrativa. Em meus onze anos de atuação acadêmica na UFAM, eu tenho primado por desenvolver essas três vertentes com qualidade. Caso seja escolhido como representante titular, não possuo a pretensão de ocupar qualquer cargo comissionado ou acadêmico, bem como irei manter a comunidade do ICE a par dos acontecimentos debatidos e aprovados no CONSUNI.
Saudações universitárias,
POR UM ICE UNIDO!

Professor Wilhelm Alexander Cardoso Steinmetz
Possuo graduação e mestrado em Matemática (University of Oxford, Reino Unido) e mestrado e doutorado em Matemática (Université Paris-Sud, França), sou docente efetivo da UFAM desde 2014, atuei como Chefe do Departamento de Matemática (2019-2020) e atuo em ensino, pesquisa (com publicações em Mémoires de la Société Mathématique de France, Anais da Academia Brasileira de Ciências e Nature Medicine) e extensão (coordenou o projeto “Rádio, Educação e Ciência” na Rádio Educação Rural de Coari/AM de 2017 a 2018).

No CONSUNI vou trabalhar para:

• Levar as preocupações dos docentes do ICE ao CONSUNI e defender os seus interesses, inclusive chamando reuniões com docentes do ICE para discutir o posicionamento a adotar em relação a pontos de pauta importantes
  • Desburocratizar procedimentos administrativos para tornar a UFAM mais eficiente
  • Zelar para que o CONSUNI respeite o Estatuto e Regimento Geral da UFAM em vigor e desempenhe suas funções de forma harmoniosa e eficiente em prol de uma UFAM cada dia melhor
  • Melhorar e aprimorar a legislação interna para que cada docente possa desempenhar as suas atividades da melhor forma
  • Construir uma universidade que se torne em médio ou longo prazo uma universidade de referência nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão
registrado em: ,